Ambliopia (olho preguiçoso) tem tratamento?

O que é?

Ambliopia é a diminuição da visão em um ou ambos os olhos causada por falta de estimulação visual adequada durante a infância. Em geral, não há nenhuma alteração evidente no olho comprometido, mas há diminuição da visão por um problema nas vias que conectam os olhos ao cérebro. Esse problema pode ser causado por qualquer obstáculo ao desenvolvimento visual normal da criança.

É comum?

Sim, ambliopia é a causa mais comum de perda visual tanto em crianças, como em adultos jovens. Por isso, temos que detectá-la e tratá-la o mais rápido possível.

O que causa a ambliopia?

Ambliopia pode ser causada por estrabismo (olhos desviados), diferença de grau entre os olhos, graus altos nos dois olhos ou alguma doença ocular que impeça o desenvolvimento normal da visão.

Óculos ajudam?

Sim, quando o exame detecta que a criança apresenta grau, o uso dos óculos terá papel importante no tratamento. Na maioria dos casos, entretanto, tratamento complementar além dos óculos será necessário.

Para que serve o tampão?

A criança que tem ambliopia usa o olho bom e deixa de lado o outro olho, ou seja, um dos olhos não é estimulado e assim não aprende a enxergar. A oclusão do olho bom usando o tampão estimula o desenvolvimento visual do olho preguiçoso e assim melhora a visão. O tratamento com tampão funciona muito bem na maioria das crianças se for iniciado precocemente.

Colírio é usado para tratar ambliopia?

Em alguns casos, como alternativa ao tampão, é usado um colírio que borra a visão no olho bom para estimular a visão do olho preguiçoso. O oftalmopediatra avaliará qual o melhor tratamento baseado no exame da criança.

Cirurgia corrige a ambliopia?

Não há cirurgia para ambliopia. Cirurgia é realizada para alinhar os olhos ou para tratar doenças associadas à ambliopia.

Como saber se a criança tem ambliopia?

Algumas crianças podem manifestar sinais que despertam a atenção dos pais, como desviar os olhos ou colocar os objetos muito próximos para ver melhor. Por outro lado, algumas crianças que apresentam ambliopia não chamam a atenção dos pais ou do pediatra pois têm os olhos alinhados e aparentam enxergar bem. Isso acontece principalmente nos casos em que só um dos olhos precisa de grau, e a criança manifesta comportamento visual normal às custas do olho bom. O exame ocular é importante para que casos de ambliopia não passem despercebidos durante o desenvolvimento visual infantil.

Referências: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Categorias: Estrabismo

6 comentários

Elaine Rodrigues · 30 de maio de 2019 às 08:37

Gostaria de saber mais sobre o assunto,pois minha filha já está cm oito anos e só agora começou usar o tampão pq não tinha sido detectado antes esse olho preguiçoso e a oftalmologista não me dei muitas esperanças de melhora,pois segundo ela a idade da minha filha já está muito avançada e era pra ter usado antes,embora desde os três anos de vida dos lá usa óculos e anteriormente há fizemos exames periódicamente e não avia detectado os problema dos olhos dela.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 3 de junho de 2019 às 18:15

    Olá Elaine! Dependendo do tipo e da profundidade da ambliopia, o tratamento pode ter sucesso mesmo em crianças maiores.

anderson · 1 de dezembro de 2019 às 17:31

boa tarde, minha filha tem dois anos e tem o olho direito preguiçoso, mas pela idade ela não deixa colocar o tempão recomendado pelo oftalmo. O colírio para embaçar funciona bem? e não tem contra indicações??

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 16 de dezembro de 2019 às 19:37

    Olá Anderson!Tampar o olho bom com o oclusor é uma das formas de tratamento. Em alguns casos, como alternativa ao tampão, é usado um colírio que borra a visão no olho bom para estimular a visão do olho preguiçoso. O oftalmopediatra avaliará qual o melhor tratamento baseado no exame da criança. O mais importante é que esse olho seja estimulado na fase precoce do desenvolvimento visual.

Hermes Dagoberto · 10 de agosto de 2020 às 13:04

Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

Sds.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 11 de agosto de 2020 às 10:58

    👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *