Dra Rosa Maria Graziano O estudo dos Fatores de Risco para a Retinopatia da Prematuridade foi o tema do meu doutorado na Universidade de São Paulo. Este contato com os pediatras, os pequenos e seus familiares deu um novo rumo à minha vida acadêmica e assistencial. A Prevenção à Cegueira Infantil passou a ser meu objetivo maior. Até os 8-9 anos o sistema visual esta formado e é nesta “janela” que temos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento visual e interferir quando necessário para “corrigir seu rumo” e garantir uma boa visão.

O pediatra é o principal parceiro neste trabalho de prevenção à cegueira e a partir de 1994 passei a assessorar a Sociedade de Pediatria de São Paulo na divulgação do Exame Oftalmológico de Rotina organizando Cursos de Oftalmologia para o Pediatra e escrevendo sobre o tema para revistas e livros . Fui Presidente da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e atualmente estou no meu terceiro mandato como Presidente do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Ver o currículo completo

Dra Iara Debert é médica oftalmologista especialista em oftalmopediatria e estrabismo. Fez Residência Médica e Doutorado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Pós-Doutorado na Strabismus Research Foundation, São Francisco, Estados Unidos.

Com formação no Brasil e no exterior, hoje é membro do corpo clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atua no Departamento de Oftalmologia nas áreas de ensino e pesquisa, tendo publicado livros no Brasil e artigos científicos em revistas brasileiras, norte-americanas e européias.

Nos seus 16 anos de experiência clínica e cirúrgica, seu interesse especial tem sido o atendimento oftalmológico especializado em crianças e o tratamento de estrabismo em todas as idades.

Ver o currículo completo