Dra. Rosa Maria Graziano CRM 31.479 / RQE 3953

Minha formação médica sempre esteve ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Hospital das Clínicas da FMUSP, onde em 1981 fui contratada como Médica Assistente do Departamento de Oftalmologia. Nesta fase, todo meu trabalho acadêmico e assistencial foi ligado às doenças de retina – vítreo e ao trauma ocular. A cirurgia vítreo-retiniana abria novas perspectivas de tratamento para as doenças vasculares da retina e uma forma de reconstruir os olhos traumatizados.

Em 1989 iniciei meu Doutorado em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo tendo como tema os Fatores de Risco para a Retinopatia da Prematuridade – Trabalho pioneiro no Brasil. Este contato com os pediatras, os pequenos e seus familiares deu um novo rumo à minha vida acadêmica e assistencial. A Prevenção à Cegueira Infantil passou a ser meu objetivo maior. Até os 8-9 anos o sistema visual esta formado e é nesta “janela” que temos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento visual e interferir quando necessário para “corrigir seu rumo” e garantir uma boa visão.

O pediatra é o principal parceiro neste trabalho de prevenção à cegueira e a partir de 1994 passei a assessorar a Sociedade de Pediatria de São Paulo na divulgação do Exame Oftalmológico de Rotina organizando Cursos de Oftalmologia para o Pediatra e escrevendo sobre o tema para revistas e livros . Fui Presidente da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e atualmente estou no meu terceiro mandato como Presidente do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Para me capacitar nestas tarefas muitas vezes burocráticas cursei Pós-Graduação e MBA em Administração na FAAP.

O exame oftalmológico da criança humanizado, com qualidade e inovação científica é o nosso objetivo. Em parceria com a Dra Iara Debert idealizamos uma forma de transmitir  cuidados com a visão infantil através do Portal Oftalmologia Infantil e Estrabismo – OIE.

Títulos : Doutor em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo, Título de Especialista em Oftalmologia expedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina.

Matérias e Entrevistas

  • A visão e a audição no desenvolvimento da aprendizagem: leia aqui
  • Novas tecnologias digitais no diagnóstico oftalmológico de crianças: leia aqui
  • Eletrônicos oferecem riscos a crianças: leia aqui
  • Crianças devem passar menos tempo sentadas e praticar mais atividades físicas, orienta OMS: leia aqui
  • Óculos de sol em bebês: é bom ou pode ser prejudicial? leia aqui
  • A luz azul das telas faz mal para a visão do meu filho? leia aqui
  • Problemas de visão entre as crianças: como notar? leia aqui
  • Teste do Olhinho, ou do Reflexo Vermelho, pode evitar cegueira infantil leia aqui ou ouça o audio
  • Nem todo olho vermelho é conjuntivite: leia aqui
  • Exposição precoce às tecnologias pode ser prejudicial: leia aqui
  • Causas de baixa visão e cegueira em crianças: leia aqui

Videos

Exame oftalmológico da criança
Desenvolvimento visual nos primeiros anos de vida
Quando realizar o exame oftalmológico da criança

Livros e Capítulos Publicados