A criança que pisca muito

O piscar

O piscar mantém a lubrificação da superfície dos olhos, permitindo boa qualidade de visão com conforto. O reflexo de piscar protege os olhos de corpos estranhos, luz forte, além de nutrir e limpar os olhos, direcionando as lágrimas para o seu sistema de drenagem. A frequência do piscar em recém-nascidos é de só aproximadamente 2 vezes por minuto e aumenta com o crescimento, chegando a aproximadamente 10 vezes por minuto na adolescência, mantendo-se assim na vida adulta.

Como é o piscar em excesso?

É o piscar em alta frequência, em padrão que não parece normal, podendo envolver um ou ambos os olhos. Pode se manifestar com a intensidade de um piscar normal ou com mais força que o esperado para um fechamento suave dos olhos. Algumas crianças podem manifestar tiques associados ao piscar excessivo, como movimentos da boca, nariz, cabeça ou pescoço.

Por que acontece?

O piscar em excesso pode ter diferentes causas. Pode ser um sinal de algum problema na superfície ocular, nos cílios ou nas pálpebras. Em algumas crianças, está relacionado ao aparecimento ou aumento de grau para óculos, ou também a um quadro de estrabismo intermitente. Além disso, pode ser causado por situação de stress ou aparecer associado a tiques. Raramente, o piscar excessivo está relacionado a doença neurológica.

Como diferenciar as possíveis causas?

O exame oftalmológico permite determinar se a causa do piscar excessivo é um arranhão ou corpo estranho na cornea, cílios que possam estar encostando no olho, ou mesmo um quadro de ressecamento ocular. Exames para avaliação de estrabismo e grau para óculos também são feitos para investigar o motivo do piscar.

E se for um tique?

O tique pode ser causado por stress, cansaço excessivo ou outras causas não reconhecidas. Ocorre, em geral, simultaneamente nos dois olhos, em meninos duas vezes mais que em meninas, e em média, por volta dos cinco anos de idade. Trata-se de condição benigna na maior parte dos casos, não precisando de tratamento ou avaliação neurológica e com resolução espontânea. Se outros tiques estão associados ao piscar, a avaliação com o neuropediatra é indicada.

Referências: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.


74 comentários

Jaque · 30 de junho de 2020 às 01:14

De uns meses pra cá, meu filho de 6anos apareceu com esses piscar nos olhos e em alguns momentos ele fala que arde, eu ando meio preocupada … Ele é bastante estressado com as coisas e pessoas do nada ele se estressa, principalmente quando ele quer falar algo e alguém fala em seguida meio que atrapalhando ele falar mesmo eu prestando atenção em quê ele anda falando, ele perde o foco ☹️ será que eu devo leva ele ao médico sobre esse piscar nos olhos? Estava preocupada achando que ele não estava enxergando bem, mas ele fala que tá enxergando tudo normal. Mesmo assim ando preocupada.. será que é devido o insolamento, essa quarentena, eu sempre ando fazendo várias atividades com ele para sempre manter ele calmo. Devo levar ao especialista?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 3 de julho de 2020 às 18:55

    Olá Jaque, as crianças sofrem bastante com toda essa mudança de rotina que estamos vivendo, então pode ter sim alguma relação. Mesmo assim, é bom fazer a avaliação oftalmológica para saber se está tudo certo com a visão do seu pequeno.

      Iselena · 15 de julho de 2020 às 18:14

      Meu filho ta igualzinho o seu amaha levarei ele ao oftalmo.

        Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 15 de julho de 2020 às 19:20

        👍👍👍

    Sabrina · 10 de setembro de 2020 às 00:28

    Olá nossa meu filho está com sete anos e ele está dessa maneira também . Estou preocupada . Acredito que é devido essa quarentena já não sei o q fazer pq tenho duas meninas de 5 e 6 anos todos três em casa e eu sozinha pra dar conta de tudo tem sido realmente estressante agonizante pra todos nós aqui em casa

      Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 10 de setembro de 2020 às 22:07

      Olá Sabrina! Está difícil demais, e as crianças também sofrem bastante. O maior tempo nas telas é um dos fatores que pode contribuir.

        Fátima Aparecida Teixeira Silva · 17 de janeiro de 2021 às 17:34

        Meu filho teve esse tique no olho ano retrasado levei e a médica disse que era muito celular então foi passado um colírio melhorou agora voltou de novo amanhã já está marcado oftalmologista pensei em usar mesmo colírio mas como se trata da visão é melhor acompanhamento médico é o mais indicado

          Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 26 de janeiro de 2021 às 18:31

          Olá Fátima! Isso mesmo!

Keila · 10 de julho de 2020 às 17:07

Meu filho tbm começou com esse piscar de olhos semana passada,levei ao oftalmologista e os exames dele deu normal, não tendo nenhuma alteração.. a médica disse que pode ser estresse pelo momento de pandemia que estamos passando..ele gosta mto de vídeo game e ficar no celular,estou tentando manter ele um pouco longe disso,mas é difícil rss..ele vai fazer 5 anos esse mês..vi que parece ser normal,mas a gente sempre preocupa..

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 14 de julho de 2020 às 17:31

    Que bom, Keila, que o exame veio normal!

Kathelin · 14 de julho de 2020 às 12:35

A minha filha tem 2 anos e de uns dias pra cá ela começou a piscar muito e não achei normal porq ela não ficava assim será que tenho que levar ela ao Oftalmologista?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 14 de julho de 2020 às 17:34

    Olá Kathelin, é bom sim fazer a avaliação oftalmológica para saber se está tudo bem com os olhinhos dela.

Fernanda · 24 de julho de 2020 às 01:37

Meu filho começou a ficar assim , 1 semana após passar pela consulta com o oftalmo .. o exame deu tudo certo .. ele vai fazer 3 anos !! A pediatra passou um colírio para ressecamento mas não vi melhoras . Estou pensando em retornar na oftalmo .. O que pode ser ?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 29 de julho de 2020 às 10:41

    Olá Fernanda! Como seu pequeno já fez uma primeira avaliação com o oftalmologista e estava tudo bem, seria bom fazer a reavaliação para verificar se algo se modificou ao exame.

Elen · 26 de julho de 2020 às 15:10

Oii minha filha tem 11 anos dês dos 7anos ela pisca já fui em vários neurologistas eles dizem que é tic, ela fica mas de um hora piscando sem parar eu já não sei mas o que fazer

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 29 de julho de 2020 às 10:46

    Olá Elen! As avaliações do pediatra, oftalmologista e neuropediatra podem ajudar.

Priscila vieira. Da silva · 30 de julho de 2020 às 17:37

Minha afilhada tem 7 anos e vi.eçou de uns dias pra ca com esses tics.. O q fazer

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 30 de julho de 2020 às 18:14

    Olá Priscila! O primeiro passo é fazer uma avaliação oftalmológica para saber se está tudo bem com os olhos dela.

Claudiane Aline Dreher · 14 de agosto de 2020 às 21:20

Meu filho começou a piscar bastante de um mês pra cá depois de ser picado por algum inseto na parte entre os olhinhos dele, inchou um pouco por isso pensei que fosse um incomodo por causa do inchasso, mas continua piscando bastante e diz que os olhinhos doem

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 16 de agosto de 2020 às 16:17

    Olá Claudiane, como ele continua piscando, é bom fazer uma avaliação oftalmológica para ver se está tudo bem.

Clau · 14 de agosto de 2020 às 21:22

Meu filho começou a piscar bastante de um mês pra cá depois de ser picado por algum inseto na parte entre os olhinhos dele, inchou um pouco por isso pensei que fosse um incomodo por causa do inchasso, mas continua piscando bastante e diz que os olhinhos doem

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 16 de agosto de 2020 às 16:18

    Olá Claudiane, como ele continua piscando, é bom fazer uma avaliação oftalmológica para ver se está tudo bem.

KARINA DE FATIMA DOS SANTOS · 17 de agosto de 2020 às 18:11

Minha filha tem 1 ano e 8 meses, sempre assistiu desenho, de uns dias pra cá está piscando muito os olhos e tenho a impressão que está forçando os olhos. A tv fica certa de 2,5 a 3,0 metros de distância .obs: só ocorre quando está assistindo seja na tv ou no celular

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 18 de agosto de 2020 às 16:21

    Olá karina! Em algumas crianças, pode ter relação com a diminuição da frequência do piscar quando em frente às telas e ressecamento da superfície ocular. Pode também ser algo nos cílios ou nas pálpebras. Às vezes, está relacionado a grau para óculos, ou também a um quadro de estrabismo intermitente. A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem com os olhinhos dela.

leonardo · 17 de agosto de 2020 às 19:23

Boa Noite, Minha Filha de 1 aninho esta piscando com excesso sempre que foca para assistir videos na TV,
em rotina normal do dia a dia não noto este fato, oque pode ser ?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 18 de agosto de 2020 às 16:22

    Olá Leonardo! Em algumas crianças, pode ter relação com a diminuição da frequência do piscar quando em frente às telas e ressecamento da superfície ocular. Pode também ser algo nos cílios ou nas pálpebras. Às vezes, está relacionado a grau para óculos, ou também a um quadro de estrabismo intermitente. A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem.

Silvanira · 21 de agosto de 2020 às 13:24

Meu filho também está assim, estou achando que é a tv, vou diminuir o tempo que ele assiste para ver se melhora. Caso contrário levarei ao oftalmo.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 25 de agosto de 2020 às 17:03

    Olá Silvanira, perfeito. É isso mesmo.

Allysson Lima de Albuquerque Guerra · 26 de agosto de 2020 às 20:55

Boa noite, meu filho tem 2 anos e meio e começou a piscar com mais freqüência, mais não se queixa de dor ou incomodo nenhum, achei que poderia ser a tv, mais continua. Obs. Estou usando colírio Lacribell, o que posso fazer?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 29 de agosto de 2020 às 10:33

    Olá Allyson! As medidas inicias são essas mesmas. Diminuir tempo de telas e, em alguns casos, colírio lubrificante. Quando não melhora, é indicada a avaliação oftalmológica.

Eliziane Lima · 28 de agosto de 2020 às 09:23

Meu filho tem 4anos e começou a piscar fora do normal. Levei ao oftalmo e na receita informou lente de visão simples, anti reflexo, ar ou atc (não intendo bem a letra) com filtro solar. Comprei o óculos mais ainda continua piscando e sua vista esta avermelhada. O que devo fazer?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 29 de agosto de 2020 às 10:38

    Olá Eliziane, a reavaliação com o oftalmologista após o uso dos óculos ajuda a verificar como foi a resposta ao tratamento.

      Regiane Rodrigues pena · 8 de setembro de 2020 às 21:48

      Olá boa noite meu filho tem 9 anos e está piscando demais levei no oftalmo que passou dois colírios mas sem sucesso continua piscando muito, reclamando dor, ardência e sensibilidade a luz, notei que a pálpebra do olho esquerdo que é o que mais pisca está caida já não sei o que fazer me ajude por favor

        Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 10 de setembro de 2020 às 22:03

        Olá Regiane! Seria bom fazer a reavaliação no oftalmologista para entender porque os colírios não funcionaram e seguir os próximos passos do tratamento.

Amanda Brito · 7 de setembro de 2020 às 17:57

Minha filha tem. 9 anos e usa óculos desde os 6, ela fez exame de vista recentemente e o grau não teve aumento. Recentemente observei que ela está piscando um olho só involuntariamente. O que faço? Estou preocupada.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 10 de setembro de 2020 às 21:59

    Olá Amanda! A mudança de grau seria mesmo uma das possíveis causas, mas tem outras causas como o aumento do tempo de telas e também outras alterações oculares.

Regiane Rodrigues pena · 8 de setembro de 2020 às 21:46

Olá boa noite meu filho tem 9 anos e está piscando demais levei no oftalmo que passou dois colírios mas sem sucesso continua piscando muito, reclamando dor, ardência e sensibilidade a luz, notei que a pálpebra do olho esquerdo que é o que mais pisca está caida já não sei o que fazer me ajude por favor

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 10 de setembro de 2020 às 22:02

    Olá Regiane! Seria bom fazer a reavaliação no oftalmologista para entender porque os colírios não funcionaram e seguir os próximos passos do tratamento.

Ariane · 11 de setembro de 2020 às 14:05

Olá, meu filho tem 4 anos e faz duas semanas que esta apresentando esse comportamento de piscar diversas vezes e virar os olhos enquanto pisca. Percebo que o sintoma é mais frequente quando ele está em frente da televisão, computador e celular. Já perguntei se algo incomoda na vista, mas ele fala que não, ou as vezes não sabe explicar. Estou preocupada se pode ser algo grave.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 17 de setembro de 2020 às 16:45

    Olá Ariane! Em algumas crianças, pode ter relação com o uso excessivo das telas. A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem.

Jessica · 17 de setembro de 2020 às 18:39

Meu filho tem 5 anos e está piscando o tempo todo,eu tirei o celular dele pois fiquei com medo de ser por isso, coloco pra dormir cedo, descansar a vista, diminui o tempo dele na tv, mesmo assim continua igual,já estou preocupada

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 28 de setembro de 2020 às 10:48

    Olá Jessica, diminuir o tempo nas telas pode ajudar, mas se não está melhorando, a consulta oftalmológica é importante para avaliar se está tudo bem com os olhinhos dele.

Daniele · 18 de setembro de 2020 às 03:47

Tenho uma bebê de 4 meses e percebi que desde que nasceu ele n abria muito bem um dos olhos e agora ele fica as vezes piscando ou fechando um tempinho mas normamelte ele fica piscando enquanto o o utro esta parado e um dias desses vi esse olho lacrimejar.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 28 de setembro de 2020 às 10:51

    Olá Daniele, como ela só tem 4 meses, é importante a avaliação da pediatra ou da oftalmopediatra para entender melhor por que isso está acontecendo.

Meu filho tem 5 anos está assim tb piscando muito, coincoincidência ou não começou com a quarentena mas vou levar no oftalmologista · 30 de setembro de 2020 às 09:27

Meu filho tem 5 anos está assim tb piscando muito, coincidência ou não começou na quarentena mas vou levar no oftalmologista

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 30 de setembro de 2020 às 10:52

    👍👍

Keila · 11 de novembro de 2020 às 12:52

minha filha tem 5 anos e de uns messes para ca percebo que ela pisca muito praticamente sem parar ela e uma menina muito calma não é estressada já perguntei se dói alguma coisa ou se sente algo de diferente ela fala que não será que devo levala au medico especialista nisso estou me preocupando …já que o.poscar dela esta de mais eu acho

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 12 de novembro de 2020 às 18:15

    Olá Keila, vale a pena sim a avaliação oftalmológica para verificar se os olhinhos dela estão bem.

Mayara castelo · 14 de novembro de 2020 às 17:09

Minha filha tem 6 anos e de uns dias pra ca ela ta com esse problema fica piscando os olhos direto em qualquer situação até ela brincando pisca direto. Ta demais ja o dela. O que devo fazer? Estou preocupada.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 15 de novembro de 2020 às 16:40

    Olá Mayara! A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem com os olhinhos dela.

Viviane de souza bazilio · 20 de novembro de 2020 às 17:07

Meu filho fica piscando muito oque deve ser

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 25 de novembro de 2020 às 09:58

    Olá Viviane! Existem algumas causas para o piscar excessivo em crianças. O próprio aumento do tempo nas telas pode ser um dos motivos. A avaliação oftalmológica é importante para identificar o que pode estar acontecendo.

Valdileia · 27 de novembro de 2020 às 08:44

Minha bebê tem 2 meses e de algumas semanas ela começou piscar os olhos com frequência e quando pisca ela da uma gemida o q pode ser já estou preocupada.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 30 de novembro de 2020 às 09:57

    Olá Valdileia, a avaliação oftalmológica permite identificar se há algum problema na superfície ocular, nos cílios ou nas pálpebras.

Popads cpm · 5 de dezembro de 2020 às 15:46

Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
Compartilhei no meu pinterest.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 12 de dezembro de 2020 às 19:29

    👍👍

Geane · 9 de dezembro de 2020 às 14:35

Meu bebê de 8 mêses não pisca, eu fico observando,ela muda o olhar de um lado para o outro sem piscar, devo me preocupar?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 12 de dezembro de 2020 às 19:32

    Olá Geane! Os bebês piscam em frequência menor que o adulto, e isso vai aumentando com o crescimento. Se houver algo associado, como lacrimejamento ou vermelhidão, a avaliação oftalmológica é importante.

Cinthya · 27 de dezembro de 2020 às 22:56

Minha filha está dessa mesma forma porém levei a oftalmo ele disse que ela estava com conjuntivite crônica só que já faz um mês que está usando o colírio como a oftalmo indicou é mesmo assim pisca muito mexendo a boca nariz e pescoço,da aflição de ver,a pergunta é devo me preocupar trocar de oftalmo ou seria assim mesmo.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 29 de dezembro de 2020 às 16:38

    Olá Cinthya! Seria bom sim fazer uma reavaliação do quadro de conjuntivite crônica para ver como foi a resposta inicial ao tratamento com colírio. Às vezes a medicação tem que ser substituída se o efeito não for satisfatório.

      Rosângela sabath · 12 de janeiro de 2021 às 21:37

      O meu filho tbm tá acontecendo isso ele tem 4 anos ficar piscando começou semana passada estou preocupada

        Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 26 de janeiro de 2021 às 18:32

        Olá Rosângela! A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem com os olhinhos dele.

Rosângela sabath · 12 de janeiro de 2021 às 21:37

O meu filho tbm tá acontecendo isso ele tem 4 anos ficar piscando começou semana passada estou preocupada

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 26 de janeiro de 2021 às 18:33

    Olá Rosângela! A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem com os olhinhos dele.

Suellen · 13 de fevereiro de 2021 às 03:30

Minha filha passou por cirurgia de estrabismo nos dois olhos quando tinha 3 anos hoje está com 9 e de um mês pra cá ela pisca sem parar mexendo a boca e naris devo levar numa consulta ou pife ser um tique estou preocupada

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 30 de março de 2021 às 16:02

    Olá Suellen!Sim, é importante fazer a avaliação oftalmológica para ver se está tudo bem.

Karollayne · 25 de março de 2021 às 22:00

A minha filha de uns dias pra cá está piscando muito os olhos,mas só quando ela vai conversar

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 30 de março de 2021 às 16:07

    Olá Karollayne! Procure observar se há outras situações que levam a esse piscar para ajudar na investigação.

Adriane · 6 de junho de 2021 às 00:15

Olá tenho um Filho de 3 anos ,e faz Uma Semana que ele vem Tendo mta piscadeira,perguntei se o olhinho dele doia ele disse que Não ,mais ele Não para de piscar e pisca mto Rápido ,tô preocupada,ele assiste no Tablet será que poderia ser isso ,mais ele não Assiste mto tempo , é um tempo determinado por Mim,tbm Vi que o brilho do tablet tá no último ,eu mexo pra deixar menos e qndo vou ver tá no último de novo ,pode ser isso. O que poderia Ser essa Piscadeira dele …

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 27 de junho de 2021 às 14:39

    Olá Adriane! O tempo nas telas pode sim desencadear o piscar excessivo nas crianças pequenas. A avaliação oftalmológica é importante para saber como estão os olhinhos dele e a visão.

Elaine · 7 de junho de 2021 às 22:39

Meu filho começou a piscar ass há 5 dias. Pisca muitas vezes, rápido e forte. Estou preocupada. Ele vem apresentando uma irritabilidade nós últimos dias. Acredito que tenha fundo emocional. Por outro lado tem passado muito tempo em frente a TV tbm. Mas, qual é o momento certo de procurar ajuda médica?

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 27 de junho de 2021 às 14:36

    Olá Elaine! Muito tempo nas telas pode contribuir, e o fator emocional também. A avaliação oftalmológica está indicada para ver está tudo bem com os olhinhos dele.

Cirlene · 20 de junho de 2021 às 21:17

Olá
Meu filho tem 5 anos e não sei como agir, ele pisca os olhos com frequência e fala q sente arranhando, ele não fica com frequência no celular…

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 27 de junho de 2021 às 14:29

    Olá Cirlene! A avaliação oftalmológica é importante para saber se está tudo bem com os olhinhos dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *