Dor de cabeça na criança: Pode ter causa ocular?

Dor de cabeça na criança

Dor de cabeça é comum em crianças e, na maior parte das vezes, não está associada a doenças graves. As causas mais comuns são cefaléia tensional, enxaqueca, sinusite e em algumas vezes, problemas oculares. Episódios de dor podem ser desencadeados por certos alimentos. Para além, também podem ser provocadas por alterações do sono e da rotina habitual da criança. O histórico familiar tem impacto importante nas enxaquecas. Tumor cerebral em criança como causa de dor de cabeça é raro e em geral está associado a sintomas neurológicos adicionais.

Avaliação oftalmológica

Quando o pediatra não encontra causa evidente para a dor de cabeça, uma avaliação oftalmológica deve ser solicitada. A primeira parte do exame avalia a acuidade visual, as pupilas e o alinhamento ocular. A segunda parte envolve a dilatação das pupilas para pesquisa de grau para óculos e exame do nervo óptico.

Causas oculares

Hipermetropia leve é comum em crianças e não costuma causar dor de cabeça. Por outro lado, graus moderados a altos de hipermetropia exigem esforço da criança para focalizar a imagem e podem causar desconforto ocular, cansaço e cefaléia. A criança que tem miopia, muitas vezes, contrai as pálpebras e os músculos em volta dos olhos e face para ver melhor. Quando essa contração é frequente, pode levar a cefaléia. Astigmatismo não corrigido também pode levar a esses sintomas. Nesses casos, óculos para correção de hipermetropia, miopia e astigmatismo aliviam os sintomas.

Durante a leitura ou atividades de perto, os olhos normalmente convergem, ou seja, ficam mais próximos um do outro. Algumas crianças podem apresentar dificuldade para convergir os olhos, levando a sintomas de embaçamento visual e cefaléia após períodos prolongados de leitura. Logo, óculos e exercícios prescritos para fazer em casa são necessários em alguns casos para alívio desses sintomas.

Doenças oculares inflamatórias e infecciosas podem causar dor de cabeça. Em geral, esses problemas vem acompanhados de olhos vermelhos e sensibilidade à luz. Consequentemente, o tratamento dessas doenças leva à melhora da dor de cabeça.

O aumento da pressão dentro do crânio por aumento de liquido ao redor do cérebro pode causar cefaléia em criança. Além disso, é acompanhada de alteração do nervo óptico, que também pode ser diagnosticada durante o exame oftalmológico.

Referências: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Tãnia Lúcia · 6 de janeiro de 2021 às 10:38

Olá, como vai ?
Interessante sua puplicação vc acha pertinente colocar
neste meu site?