Dor de cabeça na criança: Pode ter causa ocular?

Dor de cabeça na criança

Dor de cabeça é comum em crianças e na maior parte das vezes não está associada a doenças graves. As causas mais comuns são cefaléia tensional, enxaqueca, sinusite e em algumas vezes, problemas oculares. Episódios de dor podem ser desencadeados por certos alimentos e também por alterações do sono e da rotina habitual da criança. O histórico familiar tem impacto importante nas enxaquecas. Tumor cerebral em criança como causa de dor de cabeça é raro e em geral está associado a sintomas neurológicos adicionais.

Avaliação oftalmológica

Quando o pediatra não encontra causa evidente para a dor de cabeça, uma avaliação oftalmológica deve ser solicitada. A primeira parte do exame avalia a acuidade visual, as pupilas e o alinhamento ocular. A segunda parte envolve a dilatação das pupilas para pesquisa de grau para óculos e exame do nervo óptico.

Causas oculares

Hipermetropia leve é comum em crianças e não costuma causar dor de cabeça. Graus moderados a altos de hipermetropia, por outro lado, exigem esforço da criança para focalizar a imagem e podem causar desconforto ocular, cansaço e cefaléia. A criança que tem miopia, muitas vezes, contrai as pálpebras e os músculos em volta dos olhos e face para ver melhor. Quando essa contração é frequente pode levar a cefaléia. Astigmatismo não corrigido também pode levar a esses sintomas. Nesses casos, óculos para correção de hipermetropia, miopia e astigmatismo aliviam os sintomas.

Durante a leitura ou atividades de perto, os olhos normalmente convergem, ou seja, ficam mais próximos um do outro. Algumas crianças podem apresentar dificuldade para convergir os olhos e isso leva a sintomas de embaçamento visual e cefaléia após períodos prolongados de leitura. Óculos e exercícios prescritos para fazer em casa são necessários em alguns casos para alívio desses sintomas.

Doenças oculares inflamatórias e infecciosas podem causar dor de cabeça. Em geral, esses problemas vem acompanhados de olhos vermelhos e sensibilidade à luz. O tratamento dessas doenças leva à melhora da dor de cabeça.

O aumento da pressão dentro do crânio por aumento de liquido ao redor do cérebro pode causar cefaléia em criança, acompanhada de alteração do nervo óptico, que também pode ser diagnosticada durante o exame oftalmológico.

Referências: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.


2 comentários

Tãnia Lúcia · 6 de janeiro de 2021 às 10:38

Olá, como vai ?
Interessante sua puplicação vc acha pertinente colocar
neste meu site?
http://www.planosdesaudehdm.com.br
.
Um grande abraço.

    Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 26 de janeiro de 2021 às 18:33

    👍👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *