Exame com dilatação da pupila em crianças

Para que serve dilatar a pupila?

A dilatação das pupilas durante o exame oftalmológico tem dois objetivos principais. O primeiro é permitir a visualização das estruturas de dentro do olho (como a retina e o nervo óptico) para diagnosticar e tratar doenças oculares. O segundo é relaxar o músculo do olho que focaliza a imagem para obter a medida acurada da refração (medida do grau para óculos).

O que o colírio faz?

Existem dois tipos de colírio para dilatar a pupila. Um deles estimula a contração dos músculos que dilatam a pupila, enquanto o outro relaxa os músculos que fazem a pupila contrair e focalizar a imagem. Os dois tipos são usados, frequentemente, em conjunto.

O colírio arde?

A maioria dois colírios arde um pouco imediatamente após a aplicação, com melhora logo após alguns segundos. Em alguns casos, colírio anestésico é colocado antes do colírio da dilatação para dar mais conforto.

Quanto tempo dura o efeito da dilatação?

O efeito dos colírios usados para o exame de dilatação dura de 4 a 24h, dependendo do tipo e combinação que foram usados. Geralmente, o efeito é mais prolongado em crianças de olhos claros (azul, verde, cor de mel) do que em crianças de olhos escuros (marrom, preto). Um colírio mais fraco é usado em recém-nascidos e bebês prematuros.

Existem colírios diferentes para dilatação que são usados no tratamento de algumas doenças oculares, como ambliopia (olho preguiçoso) e processo inflamatório ocular. O efeito desses colírios pode durar até duas semanas.

Quais são os efeitos colaterais?

Os principais efeitos observados são o borramento visual, principalmente para ver de perto e o aumento da sensibilidade à luz. Porém, ambos desaparecem gradualmente após algumas horas. O uso de óculos de sol após o exame alivia a sensibilidade à luz.

Algumas crianças, principalmente as pequenas, podem apresentar rubor facial, que regride espontaneamente. Reações alérgicas, que incluem olhos vermelhos e inchaços nas pálpebras, são incomuns. Outros efeitos colaterais são raros.

A criança pode voltar à escola?

Sim. A criança pode voltar à escola após o exame de dilatação, mas os professores devem ser avisados de que a visão poderá estar embaçada, principalmente para leitura de perto.

Referências: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus:

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *