Cirurgia de estrabismo

Cirurgia Estrabismo

O que é estrabismo?

Estrabismo é a falta de alinhamento entre os olhos, onde cada olho aponta para uma direção diferente. Geralmente resulta de um problema no controle do movimento ocular. O desvio pode estar sempre presente ou pode haver alternância entre episódios de olhos alinhados e episódios de estrabismo. Além disso, o olho que desvia pode ser sempre o mesmo ou pode haver troca entre os olhos.

Quais são os tipos de estrabismo?

De acordo com a posição do olho desviado, damos nomes para cada tipo de estrabismo. Assim, quando um dos olhos está desviado para dentro, chamamos de esotropia; para fora, exotropia; para cima, hipertropia; ou para baixo, hipotropia. Além disso, podemos chamar de estrabismo convergente, o desvio dos olhos em direção ao nariz; estrabismo divergente, o desvio dos olhos em direção à orelha; e estrabismo vertical, o desvio dos olhos para baixo ou para cima.

Em que idade aparece o estrabismo?

O estrabismo pode surgir já ao nascimento, como também pode aparecer ao longo da infância. Em algumas pessoas, o estrabismo aparece só na vida adulta, e nesses casos é feita uma investigação para determinar o fator causador do desvio, que pode ser doenças como diabetes, pressão alta, doenças neurológicas e acidentes com trauma.

Qual o objetivo do tratamento?

O tratamento do estrabismo tem como objetivo promover o alinhamento, para que os dois olhos apontem para a mesma direção e possam trabalhar juntos. Assim, há melhora da diplopia (ou visão dupla), com conforto e visão de profundidade. Para além das questões oftalmológicas, o estrabismo também causa um forte impacto nos campos emocional, social e até econômico. Isso porque, por ser uma característica muito aparente, muitos pacientes sofrem com baixa autoestima e sofrem com complicações psicológicas e comportamentais.

Como tratar o estrabismo?

Além da cirurgia de estrabismo, existem outras formas de tratamento, que podem ser indicadas individualmente ou em conjunto, dependendo do tipo de estrabismo:

– Prescrição de óculos de grau que neutraliza o desvio ocular.

– Prescrição de óculos com prismas, que são lentes especiais que desviam a imagem para a posição adequada na retina para aliviar o sintoma de diplopia (visão dupla).

– Prescrição de exercícios para fazer em casa, indicados em alguns casos específicos de estrabismo.

– Injeção de toxina botulínica (Botox) nos músculos oculares para promover o alinhamento.

Como a cirurgia de estrabismo é realizada?

Uma pequena abertura é feita na conjuntiva, que é a membrana que recobre o olho, para acessar um ou mais dos seis músculos oculares. Desse modo, os músculos são reposicionados na parede do olho, com procedimentos para fortalecê-los ou enfraquecê-los, a fim de obter um novo equilíbrio das forças que alinham os olhos. A cirurgia pode ser realizada em um ou ambos os olhos, dependendo do caso. No entanto, é importante destacar que os olhos nunca são removidos da órbita para realizar cirurgia de estrabismo. Em geral, a cirurgia é rápida e a criança pode retornar à escola depois de alguns dias. O mesmo para os adultos que podem voltar ao trabalho poucos dias após a cirurgia.

Depois da cirurgia de estrabismo, não é mais necessário o uso dos  óculos?

A cirurgia de estrabismo corrige o alinhamento ocular, mas não o grau para óculos. Portanto, muitas crianças e adultos que já usam óculos, provavelmente continuarão a usá-los depois da cirurgia.

A cirurgia de estrabismo pode ser realizada até que idade?

A cirurgia de estrabismo pode ser realizada em qualquer idade. Desde bebês, crianças pequenas, adolescentes, até adultos ou idosos. Não há idade limite para a correção do estrabismo.

A cirurgia de estrabismo tem finalidade puramente estética?

Não. O estrabismo pode levar à visão dupla incapacitante. Portanto, um dos objetivos da cirurgia é corrigir a visão dupla, trazendo conforto e visão de profundidade. Muito importante também é a melhora da qualidade de vida após a correção do estrabismo, com forte impacto nos campos emocional, social e até econômico. Nesse sentido, pessoas que foram submetidas a cirurgia de estrabismo, assim como médicos especialistas nesse tratamento percebem claramente os inúmeros benefícios alcançados depois de corrigido o alinhamento dos olhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *