A criança com deficiência da visão de cores na escola

A criança com deficiência da visão de cores pode ter problemas na escola? Veja alguns exemplos.

• Gabriel era muito extrovertido desde o jardim da infância. Adorava levantar a mão e se oferecer para responder as perguntas do professor. No entanto, a única vez que ele não se voluntariou a responder foi quando a atividade escolar envolveu o reconhecimento de cores. Por isso, ficou introspectivo e não quis participar porque muitas das cores pareciam iguais para ele, só tinham nomes diferentes.

• As crianças contam para o professor que Lucas estava trapaceando no futebol. Dizem que estava violando as regras por chutar a bola quando ela já havia saído dos limites do campo. Eles afirmam, acusando Lucas, que as linhas no campo verde eram marcadas claramente com giz cor de laranja. Portanto Lucas, ao invés de admitir que não conseguia ver a linha divisória, simplesmente parou de jogar bola com as outras crianças durante o recreio.

• Tomás habitualmente gosta de ler em voz alta nas atividades de literatura infantil. No entanto, hoje ele não se voluntaria para participar e reluta quando a professora o chama para ler. Trata-se de um poema impresso em azul em fundo roxo.

• Guilherme está trabalhando em seu livro de atividades. Uma das tarefas é desenhar uma linha até a bola vermelha. A outra bola é marrom. Logo, ambas as cores são parecidas para Guilherme, que então escolhe qualquer uma. Consequentemente, professora chama sua atenção para ser mais cuidadoso durante a atividade.

• O professor está escrevendo palavras de vocabulário com giz amarelo na lousa verde no final de tarde. Paralelamente, há um brilho vindo da janela e incidindo na lousa. De onde Pedro está sentado, o brilho na lousa reduz o contraste do giz. O professor pergunta por que ele está copiando a lição do colega ao lado.

• Suzana, uma criança brilhante e articulada, foi chamada à frente da classe para ler o livro verde que estava na mesa da professora. Logo, ela foi até lá e ficou parada olhando a pilha de livros coloridos. Infelizmente, não sabendo qual pegar, ela começou a chorar.

Como os professores podem ajudar?

Essa é uma lista de estratégias que são facilmente empregadas e tem impacto significativo na experiência educacional da criança.

• Etiquetar materiais coloridos (lápis de cor, giz de cera e canetinhas) com o nome da cor.

• Usar giz branco na lousa para otimizar o contraste. Logo, evite giz amarelo e laranja em lousas verdes.

• Fazer cópias preto e branco de trechos dos livros didáticos ou apostilas que tenham impressão colorida. Tinta preta em papel vermelho ou verde também não são adequados e podem parecer preto sobre preto em alguns casos.

• Escolher um colega para ajudar a criança com deficiência da visão de cores quando a tarefa exige reconhecimento de cor. Por exemplo, codificar por cores os países no mapa do mundo.

• Ensinar aos alunos com deficiência da visão de cores quais são as cores de objetos comuns: azul para o céu, verde para a grama, amarelo para o sol. Dessa forma, os ajudará nas tarefas de colorir usando lápis etiquetados.

• Procure ensinar para a criança todas as cores. A maioria das crianças com deficiência da visão de cores pode identificar as cores primárias puras. Geralmente, diferentes tons é que trazem dificuldade de reconhecimento. Se elas não reconhecem certas cores, explique que você entende que algumas cores parecem iguais para ela.

• Certifique-se de que a visão de cores da criança foi examinada antes dela ter que usar as cores para o aprendizado escolar.

Adaptado de: Waggoner T, 2003. What teachers, school nurses, and parents should know about students who are colorblind. Referências:Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.


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