Ambliopia (olho preguiçoso) tem tratamento?
O que é?
Ambliopia é a diminuição da visão em um ou ambos os olhos, causada por falta de estimulação visual adequada durante a infância. Em geral, não há nenhuma alteração evidente no olho comprometido, mas há diminuição da visão por um problema nas vias que conectam os olhos ao cérebro. Esse problema pode ser causado por qualquer obstáculo ao desenvolvimento visual normal da criança.
É comum?
Sim, ambliopia é a causa mais comum de perda visual tanto em crianças, como em adultos jovens. Por isso, temos que detectá-la e tratá-la o mais rápido possível.
O que causa a ambliopia?
Ambliopia pode ser causada por estrabismo (olhos desviados), diferença de grau entre os olhos, graus altos nos dois olhos ou alguma doença ocular que impeça o desenvolvimento normal da visão.
Óculos ajudam?
Sim, quando o exame detecta que a criança apresenta grau, o uso dos óculos terá papel importante no tratamento. Na maioria dos casos, entretanto, tratamento complementar além dos óculos será necessário.
Para que serve o tampão?
A criança que tem ambliopia usa o olho bom e deixa de lado o outro olho, ou seja, um dos olhos não é estimulado e assim não aprende a enxergar. Portanto, a oclusão do olho bom usando o tampão estimula o desenvolvimento visual do olho preguiçoso e melhora a visão. O tratamento com tampão funciona muito bem na maioria das crianças se for iniciado precocemente.
Colírio é usado para tratar ambliopia?
Em alguns casos, como alternativa ao tampão, é usado um colírio que borra a visão no olho bom para estimular a visão do olho preguiçoso. Desse modo, o oftalmopediatra avaliará qual o melhor tratamento baseado no exame da criança.
Cirurgia corrige a ambliopia?
Não há cirurgia para ambliopia. Cirurgia é realizada para alinhar os olhos ou para tratar doenças associadas à ambliopia.
Como saber se a criança tem ambliopia?
Algumas crianças podem manifestar sinais que despertam a atenção dos pais, como desviar os olhos ou colocar os objetos muito próximos para ver melhor. Por outro lado, algumas crianças que apresentam ambliopia não chamam a atenção dos pais ou do pediatra pois têm os olhos alinhados e aparentam enxergar bem. Isso acontece principalmente nos casos em que só um dos olhos precisa de grau, e a criança manifesta comportamento visual normal às custas do olho bom. O exame ocular é importante para que casos de ambliopia não passem despercebidos durante o desenvolvimento visual infantil.
Referências: Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica www.sbop.com.br American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus: www.aapos.org
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu oftalmologista. Pode haver variações no tratamento que o oftalmologista pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
15 comentários
Elaine Rodrigues · 30 de maio de 2019 às 08:37
Gostaria de saber mais sobre o assunto,pois minha filha já está cm oito anos e só agora começou usar o tampão pq não tinha sido detectado antes esse olho preguiçoso e a oftalmologista não me dei muitas esperanças de melhora,pois segundo ela a idade da minha filha já está muito avançada e era pra ter usado antes,embora desde os três anos de vida dos lá usa óculos e anteriormente há fizemos exames periódicamente e não avia detectado os problema dos olhos dela.
Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 3 de junho de 2019 às 18:15
Olá Elaine! Dependendo do tipo e da profundidade da ambliopia, o tratamento pode ter sucesso mesmo em crianças maiores.
Tenho 34 anos, minha ambliopia está em um estado bastante avançado, será que ainda existe tratamento? · 23 de junho de 2024 às 10:53
Tratamento
anderson · 1 de dezembro de 2019 às 17:31
boa tarde, minha filha tem dois anos e tem o olho direito preguiçoso, mas pela idade ela não deixa colocar o tempão recomendado pelo oftalmo. O colírio para embaçar funciona bem? e não tem contra indicações??
Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 16 de dezembro de 2019 às 19:37
Olá Anderson!Tampar o olho bom com o oclusor é uma das formas de tratamento. Em alguns casos, como alternativa ao tampão, é usado um colírio que borra a visão no olho bom para estimular a visão do olho preguiçoso. O oftalmopediatra avaliará qual o melhor tratamento baseado no exame da criança. O mais importante é que esse olho seja estimulado na fase precoce do desenvolvimento visual.
Adriana Bomfim · 29 de maio de 2024 às 23:15
Meu filho foi diagnosticado agora aos 9 anos com ambliopia. Não havia queixas e anteriormente levei ao oftalmo que não identificou anomalias… Agora , que foi diagnosticado, a oftalmologista praticamente excluiu as chances de recuperação. Existe algum profissional que me dê esperança? Ou realmente não há?
Elis · 20 de setembro de 2024 às 15:22
Meu filho está fazendo tratamento do olho preguiçoso tem dois meses, ele vai fazer 5 anos, depois do tratamento do tampão tem q fazer mais exercícios terapia alguma coisa?
Hermes Dagoberto · 10 de agosto de 2020 às 13:04
Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.
Oftalmologia Infantil e Estrabismo · 11 de agosto de 2020 às 10:58
?
terezinha aguiar da silva · 23 de maio de 2023 às 10:31
meu filho tem olho preguiçoso usou tampão por 3 meses retornou e vai continuar usando por mais 3 meses.quero saber qual exame deve ser realizado apos o uso do tampão em uma criança de 7 anos
Iara · 16 de agosto de 2023 às 19:06
Boa noite ! Minha bebê tem 9 meses e a pediatra falou que o olhinho dela tem falso estrabismo, pediu pra esperar até 1 ano de idade, se não melhorar encaminha para o oftalmologista, devo aguardar ou me preocupar e levar logo ?
Akio · 18 de março de 2022 às 22:58
ola, minha filha de 3 anos começou a apresentar estrabismo no olho direito, moro no japao, levei no medico e ele receitou um colirio e disse que pode demorar muito para ficar normal, tipo ate os 13 anos, a medicina aqui no japao nao eh mt bem falado e li em alguns sites de oftamologista que quanto mais passa o tempo, menor chance de cura… preciso de um opniao, pq nao confio mt nos medicos aqui, sera necessario usar oculos? usar o tampao? como eh o procedimento do tampao? muito obrigado
Eliane Prudencio · 16 de março de 2023 às 07:58
Minha filha foi detectada com o problema com 11 anos e o médico foi claro que não tem o que fazer, agora ela está revoltada e disse que a visão está cada dia pior e tem dores de cabeça, não sei o que fazer. Tem algum tratamento ou algo que melhore essa situação?
Valdenei Almeida de Andrade · 10 de junho de 2023 às 08:45
meu filho tem ambliopia. fez 16 anos .ainda tem algum tratamento?
Deise Michele · 13 de novembro de 2023 às 03:27
Me ajudem pfv estou com uma dúvida que está me corroendo meu filho nasceu com ambliopia já no teste do olhinho quando fui buscar fizeram uma confusão pq o exame foi dado como muito alterado porém ali mesmo no meio daquela confusão elas disseram está enganada e eu confiante de que meu filho era saudável meu primeiro filho aliás não levei o caso adiante o teste ficou como ótimo e descobri depois de seis anos quase sete na escola que meu filho já nasceu com ambliopia ele chegou a usar o tampão mas não tivemos um bom resultado hj aos 12 anos não se acostuma a usar óculos nenhum diz sentir muita dor de cabeça e que com o óculos 3,75 no olho esquerdo e 0,75 no olho direito ele diz que a visão dele fica dupla então resolvi que ia fazer um óculos novo pq hj sei a gravidade e o quanto é importante que ele faça o uso correto dos óculos levei ele a uma oftalmologista que falou que o grau dele é seis e que ela iria baixar para 0,50 o olho esquerdo e 3,50 no olho direito… Até então tudo bem até eu ter uma outra consulta agendada por acaso no mesmo dia que era um médico de um projeto aonde eu só pago as lentes e lá fomos nós só que esse médico deu um grau 0,50 para cada olho e eu fiquei meio que apavorada se fosse eles que pagassem as lentes eu até iria ficar desconfiada e não faria só que ele foi extremamente atencioso me deu explicações minuciosas dizendo que um grau muito diferente de um olho para o outro na idade do meu filho o cérebro não iria acompanhar e isso viria a prejudicar a vista boa dele do olho direito só que detalhe todos os oftalmologistas que consultei até hj sempre foi um grau muito diferente um do outro e meu filho nunca se adaptou com os óculos mesmo trocando armações colocando filtro azul e tudo que eu pudesse fazer pra ele se adaptar ele usava um pouquinho e já alegava fortes dores de cabeça esse baixo grau me deixou com muito medo estou completamente em cima do muro e sem saber o que fazer pois já mandei fazer os dois óculos na dúvida mas não sei qual seria o correto meu filho usar enfim por ser uma criança ele com certeza vai optar por usar o que tem menos grau só que eu não entendi quando esse olho esquerdo conseguir alcançar os 0,50 não terá problemas ele usar um grau maior do que o olho direito? Foi isso que me deixou em dúvida e eu estou com muito medo de estragar ainda mais a visão do meu filho… Desculpem o desabafo espero que consigam me ajudar pois eu estou aflita…